sábado, 11 de outubro de 2008

Socialização (O PROBLEMA COMUM)

Chegamos à parte, mais importante no desenvolvimento de um cão na opinião de todos os especialistas, e na qual são feitos os maiores erros, pelo maior número de pessoas. É daqui que surge a grande parte dos problemas comportamentais que vemos nas noticias, em casa, na casa do vizinho, quando vamos ao parque, ou quando simplesmente passamos em frente a uma casa, e é também muitas vezes devido a uma má socialização que temos o canil da Associasção Cantinho dos Animais de Beja e outras do mesmo âmbito cheias de cães. Não pode ser admissivel que um chorro seja trazido para casa e seja colocado num canil no fundo do quintal e ali permaneça, sem que passeie diariamente, sem que esteja com a familia em casa, sem que esteja com outras pessoas e com outros cães. Isto ainda se torna mais importante, porque o tempo que terá para socializar o seu cão é diminuto, cerca de 4 semanas, e portanto se não levar a sério isto, vai ter um cão ou que não gosta de visitas, ou que morde a filha do amigo que foi um dia lá a casa ou que se mete constantemente em brigas com outros cães e que ladra sem parar quando os vê na rua e tá a trela.
O cachorro deve ser levado para casa entre as 6 e as 12 semanas, nunca antes ou depois, e idealmente às 8 semanas de vida. Se o criador não o tiver num canil mas sim em casa com todos os irmãos e a mãe e veja muitas pessoas, o que é rarissimo em Portugal, pode levar para casa só às 12 semanas, uma vez que ele está a ser socializado. Mas se ele estiver muito tempo no canil só com os irmãos e a mãe e quase não veja pessoas é preferivel levá-lo para casa com 6 semanas para o socializar convenientemente. Se o criador for meio termo, ou mesmo sendo bom, você tenha tempo para estar com o cão quando o levar para casa, leve-o às 8 semanas, é o ideal. Depois terá até às 12 semanas para o socializar, nestas 4 semanas o cachorro tem de estar com o maior número de pessoas e cães que for possivel. Mas existe aqui um problema, e que na minha opinião está na base de tudo,o cão faz a vacinação entre as 6 e as 12 semanas, e só estará em condições de sair de casa sem perigo para a sua saúde às 12 semanas, mas com esta idade também deixa de estar tão aberto a novas experiências e a sua personalidade começa a fechar-se. A solução está em levar o cão a sitios, como a casa de amigos e familiares onde esteja muita gente, incluindo crianças, e cães vacinados. Nos estados Unidos existem turmas de cachorros onde se socializam os mesmos(video no fim da mensagem).
É portanto um esforço que terá de fazer nestas quatro semanas, nem que seja fazendo festas em sua casa, como churrascos, ver futebol, etc., o que interessa é que o seu cão veja muitas pessoas. se tiver medo que ele adoeça poderá adiar o estar com cães mas nunca adie o estar com pessoas, porque podemos ter cães que não gostam de outros cães mas não podemos ter cães que sejam perigosos para as pessoas.

Sem comentários: