quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Alguns mitos mais frequentes...

A cadela deve procriar porque lhe faz bem à saúde. - Só se deve considerar deixar procriar uma cadela se nos comprometermos a arranjar donos para toda a ninhada.

Quando um cão faz chichi em casa e se encolhe quando o dono chega e ralha, é porque percebe que fez mal. - Se o cão faz isto é porque o seu método de ensino é por reforço negativo ou seja ralhar, e provavelmente já esfregou o focinho dele no sitio acompanhado de umas palmadas, a unica coisa que ele aprende assim é que quando você chega a casa e começa a levantar a voz vai tudo a começar a correr mal, ele até poderá saber que fica zangado se fizer as necessidades em casa mas tem de lhe mostrar onde as deve fazer.

Deve esfregar-se o nariz do cão no chichi para ele deixar de fazer porcaria em casa. - Bom, acho que se pensarmos um pouco como ensinamos as crianças a largar as fraldas e se colocassemos a hipótese de fazer a mesma coisa, bem.... fico por aqui.

O mito dos doberman: Têm um crânio pequeno e o seu cérebro gigantesco não cabe lá dentro, por isso aos sete anos de idade deve-se abater. - É esta teoria e a de que existe o papão.

Dar carne crua ou comida picante aos cães torna-os mais agressivos e implacáveis. - Dar comida crua é no mínimo perigoso para a saúde do animal e sinceramente nem sei quem são as pessoas que dão picantes aos cães.

A esgana cura-se com borras de café. - Se for juntamente com o tratamento veterinário

Num apartamento só se podem ter cães pequenos. - Existem realmente raças de tamanho pequeno que se adequam a apartamento mas em geral os cães de raça pequena são mais activos que os de tamanho grande o que faz com que por vezes seja melhor ter um cão grande cujo metabolismo é mais lento e é menos activo.

Não se deve alimentar os cães alguns dias antes de uma jornada de caça, pois desta forma aumenta-se o seu instinto. - Só se pretendermos que ele nos coma todas as peças de caça abatidas, ou que tenha uma hipoglicémia grave, ou fique doente e isso estrague toda a temporada de caça.

Não se deve vacinar um cão de caça, pois tira-se-lhe o faro. - Realmente deve haver pessoas que as vezes não têm nada para dizer e afirmam estas coisas... tira-lhe o faro e tudo o resto na medida em que adoece e morre.

Um cão cruzado é melhor que um cão de raça pura. - Tudo tem coisas boas e más e esta questão é mais uma dessas coisas questionáveis.

Cão adulto já não aprende. - O cão é um animal social como as pessoas e portanto aprende em qualquer altura como as pessoas... sim os idosos também aprendem muitas coisas.

Cão adulto não aceita novo dono. - Acho que nem existiriam abrigos de animais abandonados nem cães adoptados se assim fosse.

Sem comentários: