sábado, 18 de outubro de 2008

Quando o cachorro chega a casa!

Quando o nosso novo cachorro chega a casa qual é a nossa função? É explicar-lhe quais são as regras da mesma. ESPERE...eu disse para lhe explicar as regras da mesma, não disse para lhe explicar o que é que ele não pode fazer...são duas coisas diferentes. O que temos de fazer é ajudá-lo a perceber o que pode fazer e como o pode fazer, e se você o souber fazer, ele não vai causar nenhum problema, a questão é que 90% das pessoas gasta o seu tempo a tentar explicar ao cão o que não pode fazer e nem lhe ocorre que nunca lhe mostrou o que ele pode fazer.
Portanto o que se procura é ensinar ao cão onde pode dormir, onde pode fazer as necessidades, o que pode morder, etc. recompensando-o sempre que ele acerta.
Existem quatro coisas que deve começar a usar, deve usar a transportadora, o parque de interior,o brinquedo com comida dentro (Kong Toy) e o clicker. Na primeira semana em casa o que lhe aconselho é que não dê comida ao cão no prato mas através do brinquedo e como recompensa, ajudará bastante na evolução do seu cão. O que se supõe fazer com a transportadora é que ele fique no seu interior, quando você está em casa, com o brinquedo cheio de comida e de 1 em 1 hora retire-o e leve-o, SEM FAZER PARAGENS NO CAMINHO, até ao sitio que quer que ele faça as necessidades, seja o quintal, a rua ou a varanda (nota: os cães fazem as necessidades por norma depois de comer ou dormir).
O parque terá utilidade quando sai de casa, esse será o espaço no qual ele ficará, mais uma vez, com um brinquedo Kong cheio de comida, o cão nunca deve ficar sozinho a solta em casa uma vez que isso só aumenta a probabilidade de correr alguma coisa mal, é preferivel deixá-lo limitado e à medida que cresce ir dando acesso às várias divisões da casa e sempre que acontece alguma coisa retroceda um passo e volta para o parque alguns dias.
O clicker terá utilidade na altura de o levar à rua para fazer as necessidades, o que se pretende é que imediatamente a seguir a ele terminar as suas necessidades no local apropriado, click e dei-lhe um grão de ração ou algo mais apetitoso, quanto melhor a recompensa mais rápido aprenderá.
É claro que isto é um pequeno resumo e existem muitas mais coisas a dizer, em caso de dúvida deixe o seu comentário, este é um espaço de partilha.
Deixo para finalizar um endereço de um video que ilustra tudo o que falei e como usar o clicker.
http://www.youtube.com/watch?v=wsSsxU12xGU

Sem comentários: