terça-feira, 2 de junho de 2009

Dez perguntas mais frequentes sobre cachorros (9)

Pergunta 9: Como é que ensino o meu cachorro a parar de me morder?

A maioria dos cachorros são "máquinas de morder" com dentinhos afiados, e irão crescer e aumentar o poder da sua mordedura, por isso a inibição da mordida, ou seja aprender a usar a boca de forma gentil é muito importante na educação de um cachorro.
Ensine a inibição da mordida em duas etapas: 1- Limite a força da mordida do cachorro; 2- Diminua a frequência. Terá que ser pensado por esta ordem porque se inibir completamente o cão de morder demasiado cedo ele nunca aprenderá a controlar a força da dentada. Então porque não ensiná-lo simplesmente a morder?! Em adulto supondo que alguém pisa o cão e o magoe ou o assusta enquanto dorme ou roe um osso, a sua reacção instintiva será defender-se através de uma dentada ... e vai ser com força. Mas se ele aprender a não magoar as pessoas, através de treino de controle ele preferirá rosnar, dar dentadas no ar para afastar a pessoa, ou em último caso uma dentada que nem faz ferida.
Para inibir a força brinque com o cachorro tendo em atenção as suas dentadas. Quando as dentadas não magoam continue a brincadeira. Mas sempre que ele o magoa, pare, e diga "AI" e faça um intervalo de dois minutos na brincadeira. A diversão termina, forçando o cachorro a sossegar. O cachorro aprenderá que se mantiver as dentadas a um nível leve a brincadeira continua e está tudo ok, mas dentadas fortes não são bem vindas e fazem parar a diversão.
Para inibir a frequência, assim que o cachorro já controle com facilidade a força, faça de conta que essas dentadas leves também magoam, mesmo que seja mentira. Se ele apenas brincar com a boca sem a fechar diga-lhe "lindo menino", e reforce, mas se ele aumentar um pouco a intensidade diga "AI". O cachorro aprenderá que os humanos são basicamente em bom português umas flores de estufa, por isso terá que ter muito cuidado quando está a brincar não vá fazer alguma coisa que acabe com a brincadeira.
Eventualmente, se quiser, pare a brincadeira sempre que o cão morder seja como for.
Para um controlo ainda maior da mordida ensine-lhe a ordem "OFF" praticando este exercicio:
Deixe o cão mordiscá-lo, e depois diga-lhe "off". Quando ele soltar diga "muito bem" e dê-lhe uma recompensa. Depois deixe-o voltar a mordiscar. Para assegurar que o cão mantem o controlo na mordida pratique constantemente este exercicio até à idade adulta.
Dr. Ian Dunbar

1 comentário:

L@te Show disse...

muito bom post. Foi de muita utlilidade´para mim, Parabéns !!!