Se não quer que o cão roube papel higiénico, coloque-os bem acondicionados no balde ou mande-os pelo cano abaixo. É tão simples quanto isso. Se o seu cão fica maluco com o papel higiénico use-o como recompensa, diga-lhe "senta, lindo menino toma o papel".
O segredo é manter a casa arrumada e com os objectos fora do seu alcance. Com os cachorros é obrigatório que tudo esteja fora do seu alcance até ele estar treinado em termos de boas maneiras em casa. Restrinja o acesso à casa de banho, à cozinha ou a outras divisões que tenham objectos possiveis de ser usados como brinquedo. E claro guarde: sapatos; livros; comandos de televisão; etc.
Simultaneamente, cultive o seu interesse em brinquedos de roer como kongs, bolas de encher de ração, ossos, etc. Pode transformar o seu cão num dependente de brinquedos de roer, colocando toda a sua ração nos mesmos. À noite faça a preparação dos kongs e congele-os, quando vai trabalhar no dia seguinte, esconda pela casa a quantidade diária de ração dentro de vários destes brinquedos. Assim o cão terá brinquedos bem mais interessantes que o papel higiénico. Passado uma semana, o cão transforma-se num kongodependente.
Adicionalmente, ensine-lhe jogos e interaja com ele de forma a exercitá-lo mentalmente o suficiente, pois ele necessita de tanto exercicio mental como fisico e um pode substituir o outro em algumas circunstâncias.
Dr. Ian Dunbar
Sem comentários:
Enviar um comentário