sexta-feira, 19 de junho de 2009

Fases do treino com recompensas.

Muitos criticos e donos desconfiam do treino com recompensas e afirmam que os cães depois só farão os exercicios caso tenha uma recompensa para lhe dar. O Dr. Ian Dunbar explica como retirar a recompensa por 4 fases, a que ele chama "quantum leaps". Fazer esse faseamento permite retirar a recompensa mantendo o comportamento desejado.

1. Retirar os engodos:
No inicio é vulgar usar a recompensa na mão como engodo para o cão seguir o movimento e fazer a posição desejada. À medida que o cão aprende a ver os movimentos e a antecipar a posição a sua mão passa a ser um gesto suficientemente eficaz. Mantenha a sua mão com a palma para cima para o senta, e para baixo nos deitas. A seguir a umas repetições o seu cachorro começará a antecipar a posição através do gesto. Depois retira o gesto e dê apenas a ordem verbal, sem repetir, e aguarde até ele cumprir. Faça repetições com sentas e deitas seguidos com as mãos vazias e a recompensa no bolso. Dê a recompensa a cada ordem directamente do bolso.
Esta é a primeira fase, o seu cão aprendeu que não precisa de ver a recompensa para que ela lhe seja dada. É hora de começar a reduzir as recompensas.

2.Reduzir as recompensas:
Vamos começar a pedir mais por menos. Agora faça as repetições com sentas e deitas seguidos com as mãos vazias com as recompensas no bolso e peça ... senta-deita-senta-deita... Não recompense a cada ordem e não tenha pressa em dar recompensas. Apenas recompense respostas rápidas, sempre melhores que as anteriores.
Esta é a segunda fase, o seu cão aprendeu que as recompensas nem sempre aparecem, e que é melhor responder sempre se quer que apareça a recompensa.

3. Retirar as recompensas:
Agora é altura de esvaziar os bolsos e recompensar com festas, recompensas verbais, brincadeira, obter qualquer coisa que ele queira, etc. Esta é a terceira fase, o seu cão aprende que há mais coisas boas que pode receber de cumprir ordens.

4. Retirar recompensas por completo:
Eventualmente deixará de ser necessário recompensar o seu cão pelos comportamentos desejados. Recompensar o cão é sempre desejável e agradável de fazer no entanto o seu comportamento já não está dependente da recompensa para acontecer.
Depois desta quarta fase as recompensas (de qualquer tipo) já não serão necessárias, uma vez que os bons comportamentos são auto-recompensantes, ou seja, a resposta é a recompensa para o cão. Na realidade é como aprender a estudar e ter boas notas na escola, chega a uma altura em que o bom aluno é recompensado apenas pelo facto de aprender e saber cada vez mais, não precisa de mais nada.

1 comentário:

Pedro Sena disse...

Peço a todos que gostam dos animais e que querem os ver a terem uma vida feliz e digna, que ajudem a constituição do Partido Pelos Animais, dando a vossa assinatura e recolhendo também a dos vossos amigos e familiares.

Mais pormenores em:
http://troca---letras.blogspot.com/