quarta-feira, 20 de maio de 2009

Dez perguntas mais frequentes sobre cachorros (7)

Pergunta 7: Como é que paro o meu cão de puxar a trela para ir ter com outros cães?

Para resolver este problema é necessário planeamento. É um problema que não se resolve em situações do dia a dia porque assim que o seu cão vê o outro cão é tarde demais e no momento que ele chega ao outro cão depois de puxar será largamente recompensado por puxar, por isso não aprenderá a não fazer isto. Cheirar coisas e principalmente outros cães é a maior recompensa possivel para um cão, e é essa a recompensa que ele recebe de puxar.
Por isso convide um grupo de amigos que tenham o mesmo problema e encene a situação:
1- Forme dois circulos de pares cães/donos: um pequeno e um outro maior à volta do primeiro.
2- Peça às pessoas no circulo exterior para andar no sentido do ponteiro dos relógios às pessoas do circulo interior para andarem no sentido contrário. (mantenham os cães no exterior)
3- Quando encontra outro um par peça ao seu cão que se sente. Quando ele o faz, aperte a mão com essa pessoa.
4- Agora você decide se deixa ou não o seu cão cheirar o outro. Se decidir que sim diga-lhe "ok". Cheirar o outro cão será a recompensa de se ter sentado e respeitado o seu sinal.
Quando os cães já efectuam o exercicio correctamente poderá inverter o sentido das rotações dos circulos. Faça isto durante 20 minutos.
O cão aprende que o andar calmamente à trela não o impedirá de cheirar os outros cães. Pelo contrári ele irá aprender que isso é precisamente o que possibilita que ele o faça. Se ele puxar a trela, puxe-o gentilmente para trás e espere que ele se sente.

Dr. Ian Dunbar

Sem comentários: