segunda-feira, 11 de maio de 2009

Dez perguntas mais frequentes sobre cachorros (3)

Pergunta 3: Como é que faço com que o meu cão pare de saltar para cima das pessoas?
Os cães saltam para cima das pessoas porque foram treinados para isso desde cachorros. Quando ele saltava para cima de si, ou punha as suas pequenas patinhas em cima de si quando era cachorro você dobrava-se e dava-lhe festinhas e dizia "muito lindo ... ai tão lindo que tu és".
Agora que o seu cão cresceu, saltar-lhe para cima já não é tão divertido e querido, e por isso não queremos encorajar isso. Uma postura inteligente é pensar no que é que gostaria que o seu cão fizesse quando dá as boas vindas às pessoas, e treiná-lo para o fazer. Sentar é uma forma simples e confortável para dar as boas vindas e existe uma forma muito simples de ensinar isso:
- Convide um grupo de amigos a ir a sua casa;
- Diga aos seus amigos para ignorarem completamente tudo o que o seu cão fizer como saltar, ladrar, etc, tentando obter a atenção das pessoas;
- Mas quando o seu cão se sente à frente ou perto de um deles, diga a essa pessoa para que diga imediatamente "lindo menino" ou "muito bem" e lhe dê atenção e festas como forma de recompensa.
Apenas será necessário uma duzia de repetições para que o seu cão perceba. E a beleza disto é que o seu cão pensa que o está a treinar a si e aos seus amigos ... "Uau, só preciso de me sentar em frente a um deles para que eles me façam festas... são mesmo fáceis de ensinar estes humanos".
Os cães comportam-se da forma que acham divertida por isso assumimos que saltar é divertido. Por isso faça com que salte à ordem, ensine o seu cão a saltar e dar abraços. O cão aprende que o comportamento aconselhável quando não existe uma ordem é sentar, mas se você o pedir, ele pode saltar e dar abraços.

Dr. Ian Dunbar

Sem comentários: