domingo, 17 de maio de 2009

Dez perguntas mais frequentes sobre cachorros (6)

Pergunta 6: Como é que paro o meu cão de puxar à trela?

Puxar à trela é divertido para os cães. Estão a comandar o passeio, as direcções que são tomadas e os sitios a que se vão. Não há necessidade de prestar atenção às suas ordens verbais porque têm um meio de comunicação directo consigo... a trela.
Embora este seja um problema bastante vulgar entre os cães do cidadão comum, tem enormes repercussões: o cão puxa a trela, o dono acha desagradável passear o cão, o dono para de passear o cão. O cão começa a acumular a energia, e começa a arranjar formas de se entreter, e começa a ter comportamentos destrutivos e a ladrar compulsivamente.
Por isso ensine o cão a andar à trela de forma correcta. Isto não pode ser feito se for sempre a correr ou for a um sitio especifico com hora marcada. Para mudar um comportamento de um cão é necessário concentrarmo-nos nele para ser um treino efectivo, por isso saia de casa com bastante tempo e sem itenerário estabelecido.
O processo é o seguinte:
1: Fique quieto, não dê um único passo;
2: Espere que o seu cão se sente, quando ele o fizer reforce-o;
3: Depois, reforce-o por ficar quieto e a olhar para si;
4: Finalmente dê um passo.
Para os cães que puxem com muita força ou tenham um comportamento já muito estabelecido use recompensas de comida.
Verá que o seu cão sairá desparado assim que der um passo e puxará a trela. Por isso é crucial dar apenas um passo, não seis ou sete. O ciclo é: senta, recompensa, um passo, pare. Depois, senta, recompensa, um passo, pare.
Depis de cerca de seis repetições, o cão irá sentar-se imediatamente quando para. Assim que isso acontecer passe a dar dois passos. Depois três, quatro, cinco, seis, dez e por ai a diante.
Passado algum tempo verá que o seu cão estará a andar à trela agradavelmente sem puxar.

Dr. Ian Dunbar

Sem comentários: