domingo, 10 de maio de 2009

Dez perguntas mais frequentes sobre cachorros

O Dr. Ian Dunbar é conhecido por ter promovido o que se chama turmas para cachorros. Onde as pessoas podem, de uma forma segura, levar os seus cachorros para efectuarem um treino em obediência básica e socializarem com outros cães e pessoas.
Ao longo dos vários anos a realizar estas turmas de cachorros e respectivos donos, ele fez uma lista, que também achei muito pertinente, de 10 perguntas, as mais frequentemente feitas pelos donos, e decidiu responder a todas elas.
Vou colocar aqui ao longo de vários posts essas perguntas e as suas respostas. É aqui que se evitam os maus comportamentos caninos, evitando que eles surjam.
Pergunta 1: Como é ensino ao meu cão a vir de forma fiável quando chamado?
O elemento fundamental para uma chamada fiável é pensar nos possiveis interesses do seu cão. Pergunte-se a si mesmo o que distrai o seu cão e o impede de vir até si quando é chamado. Se calhar ele encontrou outro cão para cheirar, e prefere fazer isso do que voltar para si. Para ensinar o seu cão a vir de forma fiável à chamada é importante ser mais agradável e interessante que as distracções que estão a competir consigo. Faça de si mesmo algo irresistivel para que o cão queira voltar para si. Você pode fazer isso usando todas as coisas favoritas do seu cão como recompensa de vir até si (recompensas de comida, brincar, puxar um brinquedo, bolas, jogar à apanhada, etc.) Quando isso não resulta, outra coisa que pode fazer é usar a distracção em sua vantagem e transforma-la numa recompensa.
Para fazer isso precisa de integrar o treino na brincadeira. Por exemplo, quando seu cão está sem trela a brincar faça um intervalo de treino a cada dois minutos. Diga "Anda cá! Senta!" e quando ele o faz, faça-lhe uma festa e diga "muito bem" e depois diga-lhe "vai". Brincar e cheirar passam assim a ser recompensas de vir quando o chama. Quanto mais fizer este exercicio melhor será a resposta e mais fiável será a chamada.
Se o seu cão sentir que de alguma forma está impaciente ou aborrecido, através do seu tom de voz e gestos do seu corpo, ele terá menos interesse e vontade em vir ter consigo. Uma opção mais simples é ensinar ao seu cão um "senta de emergência" ou um deita em vez de vir até si. Porquê? Porque senta, em oposição a vir, é um comportamento muito mais simples de manter quando é dada a ordem. Não tem o problema de ser gritada e numa emergência temos tendência a gritar.
Ao integrarmos o senta na sessão de brincadeira, noventa por cento do tempo poderá seguir um bom comportamento do seu cão por um "vai", esteja ele perto ou à distância, ele imediatamente é recompensado pela brincadeira ou por andar livremente. Dez por cento do tempo peça para vir a seguir ao senta, e ele virá porque terá aceitado a realização da ordem uma vez que se sentou, e terá mais probabilidade de realizar a ordem seguinte.
Dr. Ian Dunbar