Este é um espaço de partilha de conhecimentos de educação canina criado por um "não-treinador" de cães, criado por um amante de cães, por um defensor de que ser dono de um cão é ser responsável pela sua educação, e aquilo de que precisa para ter um cão feliz e sociável com o qual é apaixonante coabitar está aqui escrito, basta ler, é apenas isso que devemos ao nosso fiel amigo.
quinta-feira, 25 de dezembro de 2008
O reforço!
terça-feira, 23 de dezembro de 2008
A crise financeira...
Pronto a pedido de muitas familias...vou colocar outro mais agressivo...não resisto!
domingo, 21 de dezembro de 2008
Negócio das peles no mundo!
MAS DESTA VEZ ACONSELHO QUE SE FOR UMA PESSOA SENSIVEL OU MENOR DE IDADE NÃO VEJA ESTE VIDEO... A SÉRIO NÃO VEJA ESTE VIDEO!!!
Melhorar o "timing"!
Isto em bastante bom, mas segundo o senhor Bailey é só o começo, quando já estiver bom nisto poderá trocar de mãos, passe o clicker para a mão dos objectos e vice-versa, e quando conseguir acertar em 80% das vezes é bastante bom.
sábado, 6 de dezembro de 2008
Cães de parar (caça)
Mas o que foi curioso, foi que ao ir mudar um pneu furado deparei-me com uma situação que coloca os defensores dos animais e os restantes caçadores todos a pensar. Os defensores dos animais a pensar que julgar que os caçadores são todos insensiveis para com os seus companheiros de jornadas de caça caninos não é mais que um preconceito ...não podemos generalizar. E os caçadores a pensar que realmente existem razões para o péssimo desempenho na caça dos vossos cães que tem a ver convosco e com a maneira inconsequente como tratam o vosso parceiro de caça.
Partilho convosco o video do Poker, um lindo exemplar da raça Braco Alemão e o seu dono que é um exemplo a seguir por outros caçadores e demais donos de cães por este Portugal.
terça-feira, 2 de dezembro de 2008
Regras do Shaping
1- Aumente o critério por degraus pequenos o suficiente para que o sujeito tenha uma hipótese genuina de chegar ao reforço;
2- Treine um aspecto de qualquer comportamento particular de cada vez, não tente moldar através de dois critérios simultaneamente;
3- Durante a moldagem reforce o sujeito através de uma escala variável de reforço antes de aumentar o critério;
4- Quando introduz um novo critério, ou um novo aspecto em determinada habilidade, diminua temporariamente a exigência em relação aos aspectos anteriormente aprendidos;
5- Mantenha-se sempre um passo à frente do sujeito: Planeie o programa de shaping completamente para, caso o sujeito faça um progresso inesperado saiba o que reforçar a seguir;
6- Não mude de treinador a meio do shaping, podem haver vários treinadores por sujeito mas cada treinador deve treinar completamente cada comportamento;
7- Se um trabalho de moldagem não está a progredir, mude de procedimento, existem muitas maneiras de obter o mesmo comportamento;
8- Não termine uma sessão de shaping abruptamente, e sem aviso, representa um castigo para o sujeito (marque o final das sessões com uma palavra, ex: já está);
9- Se o comportamente se deteriora, volte ao inicio, reveja todos os passos do processo de shaping com uma sére de reforços fáceis para o sujeito;
10- Acabe cada sessão em nota alta, se possivel, ou seja, quando o sujeito ainda está motivado e obteve boas respostas.
(Cada vez que se quebra uma destas regras, segundo a autora, imediatamente nos apercebemos, e eu posso constatar que é verdade.)
quinta-feira, 27 de novembro de 2008
segunda-feira, 24 de novembro de 2008
sexta-feira, 14 de novembro de 2008
Luring (Engodo)
terça-feira, 11 de novembro de 2008
Tradições...adequadas aos nossos dias...por favor!
Esta é uma boa ilustração do que sente qualquer pessoa que é contra o sofrimento de animais desnecessariamente ou para diversão do homem. Este video é para as pessoas que não nos entendem ... "com estas coisas dos bichos"... se se tratar de tradições que fazem sofrer pessoas é mais fácil chegar lá... não é!?
sábado, 8 de novembro de 2008
É preciso ordens??....Nã
quinta-feira, 6 de novembro de 2008
Modelagem (shaping)
http://www.youtube.com/watch?v=1iKaNN_XrnE
domingo, 2 de novembro de 2008
Negligência e inactividade o nosso mundo...
terça-feira, 28 de outubro de 2008
Começar com clicker!
http://www.youtube.com/watch?v=15vKqCSNhqY
Iniciar o treino
Bem os suecos sabendo isto como o resto do mundo, conseguiram generalizar no seu país o ensino exclusivamente por reforço positivo, ou seja é vulgar os treinadores ensinarem os seus cães sem nunca levantarem a voz nem repreenderem os seus animais, criando laços duradouros e inquebráveis que permitem quebrar barreiras no ensino canino.
Portanto vamos lá a ser suecos e por mãos à obra. Se quer um Rex- o cão policia em casa ou a Lassie ou seja lá qual for o seu imaginário de cão ideal, terá de o fazer criando uma confiança de base inabalável e lembre-se que enquanto que com as pessoas pode inventar desculpas para ter tido um comportamento mais rispido e safar-se com isso...com o cão não há desculpas e a memória é longa.
Em vez de se peocupar em ensinar o não e passar os dias a repetir...NÃO...NÃÃO...NNÃÃÃO..., diga SIM ou BOA CÃO ou LINDO MENINO ou BRAVO, cada vez que ele acerta, o resultado é significativamente melhor.
Para efectuar este tipo de treino existe uma ferramenta que pode ser usada...o clicker. Não é nada mais que um marcador sonoro do comportamento que nós queremos reforçar, ele diz ao cão que é exactamente aquilo que nós queremos que faça, e assim ele terá tendência a repetir esse comportamento. Este método tem por base o ramo do behaviorismo da Psicologia... aquelas experiências dos ratinhos a carregarem uma alavanca e a receber a comida do Sr B.F. Skinner.
segunda-feira, 20 de outubro de 2008
O que é o treino com clicker?
http://www.youtube.com/watch?v=QyVjj7GhZbM
domingo, 19 de outubro de 2008
sábado, 18 de outubro de 2008
Quando o cachorro chega a casa!
Portanto o que se procura é ensinar ao cão onde pode dormir, onde pode fazer as necessidades, o que pode morder, etc. recompensando-o sempre que ele acerta.
Existem quatro coisas que deve começar a usar, deve usar a transportadora, o parque de interior,o brinquedo com comida dentro (Kong Toy) e o clicker. Na primeira semana em casa o que lhe aconselho é que não dê comida ao cão no prato mas através do brinquedo e como recompensa, ajudará bastante na evolução do seu cão. O que se supõe fazer com a transportadora é que ele fique no seu interior, quando você está em casa, com o brinquedo cheio de comida e de 1 em 1 hora retire-o e leve-o, SEM FAZER PARAGENS NO CAMINHO, até ao sitio que quer que ele faça as necessidades, seja o quintal, a rua ou a varanda (nota: os cães fazem as necessidades por norma depois de comer ou dormir).
O parque terá utilidade quando sai de casa, esse será o espaço no qual ele ficará, mais uma vez, com um brinquedo Kong cheio de comida, o cão nunca deve ficar sozinho a solta em casa uma vez que isso só aumenta a probabilidade de correr alguma coisa mal, é preferivel deixá-lo limitado e à medida que cresce ir dando acesso às várias divisões da casa e sempre que acontece alguma coisa retroceda um passo e volta para o parque alguns dias.
O clicker terá utilidade na altura de o levar à rua para fazer as necessidades, o que se pretende é que imediatamente a seguir a ele terminar as suas necessidades no local apropriado, click e dei-lhe um grão de ração ou algo mais apetitoso, quanto melhor a recompensa mais rápido aprenderá.
É claro que isto é um pequeno resumo e existem muitas mais coisas a dizer, em caso de dúvida deixe o seu comentário, este é um espaço de partilha.
Deixo para finalizar um endereço de um video que ilustra tudo o que falei e como usar o clicker.
http://www.youtube.com/watch?v=wsSsxU12xGU
sábado, 11 de outubro de 2008
Socialização (O PROBLEMA COMUM)
O cachorro deve ser levado para casa entre as 6 e as 12 semanas, nunca antes ou depois, e idealmente às 8 semanas de vida. Se o criador não o tiver num canil mas sim em casa com todos os irmãos e a mãe e veja muitas pessoas, o que é rarissimo em Portugal, pode levar para casa só às 12 semanas, uma vez que ele está a ser socializado. Mas se ele estiver muito tempo no canil só com os irmãos e a mãe e quase não veja pessoas é preferivel levá-lo para casa com 6 semanas para o socializar convenientemente. Se o criador for meio termo, ou mesmo sendo bom, você tenha tempo para estar com o cão quando o levar para casa, leve-o às 8 semanas, é o ideal. Depois terá até às 12 semanas para o socializar, nestas 4 semanas o cachorro tem de estar com o maior número de pessoas e cães que for possivel. Mas existe aqui um problema, e que na minha opinião está na base de tudo,o cão faz a vacinação entre as 6 e as 12 semanas, e só estará em condições de sair de casa sem perigo para a sua saúde às 12 semanas, mas com esta idade também deixa de estar tão aberto a novas experiências e a sua personalidade começa a fechar-se. A solução está em levar o cão a sitios, como a casa de amigos e familiares onde esteja muita gente, incluindo crianças, e cães vacinados. Nos estados Unidos existem turmas de cachorros onde se socializam os mesmos(video no fim da mensagem).
É portanto um esforço que terá de fazer nestas quatro semanas, nem que seja fazendo festas em sua casa, como churrascos, ver futebol, etc., o que interessa é que o seu cão veja muitas pessoas. se tiver medo que ele adoeça poderá adiar o estar com cães mas nunca adie o estar com pessoas, porque podemos ter cães que não gostam de outros cães mas não podemos ter cães que sejam perigosos para as pessoas.
quinta-feira, 9 de outubro de 2008
"Kit Cachorro"


terça-feira, 7 de outubro de 2008
O que vem a seguir...
sábado, 4 de outubro de 2008
quinta-feira, 2 de outubro de 2008
Quando tudo começa...
quarta-feira, 1 de outubro de 2008
Alguns mitos mais frequentes...
Quando um cão faz chichi em casa e se encolhe quando o dono chega e ralha, é porque percebe que fez mal. - Se o cão faz isto é porque o seu método de ensino é por reforço negativo ou seja ralhar, e provavelmente já esfregou o focinho dele no sitio acompanhado de umas palmadas, a unica coisa que ele aprende assim é que quando você chega a casa e começa a levantar a voz vai tudo a começar a correr mal, ele até poderá saber que fica zangado se fizer as necessidades em casa mas tem de lhe mostrar onde as deve fazer.
Deve esfregar-se o nariz do cão no chichi para ele deixar de fazer porcaria em casa. - Bom, acho que se pensarmos um pouco como ensinamos as crianças a largar as fraldas e se colocassemos a hipótese de fazer a mesma coisa, bem.... fico por aqui.
O mito dos doberman: Têm um crânio pequeno e o seu cérebro gigantesco não cabe lá dentro, por isso aos sete anos de idade deve-se abater. - É esta teoria e a de que existe o papão.
Dar carne crua ou comida picante aos cães torna-os mais agressivos e implacáveis. - Dar comida crua é no mínimo perigoso para a saúde do animal e sinceramente nem sei quem são as pessoas que dão picantes aos cães.
A esgana cura-se com borras de café. - Se for juntamente com o tratamento veterinário
Num apartamento só se podem ter cães pequenos. - Existem realmente raças de tamanho pequeno que se adequam a apartamento mas em geral os cães de raça pequena são mais activos que os de tamanho grande o que faz com que por vezes seja melhor ter um cão grande cujo metabolismo é mais lento e é menos activo.
Não se deve alimentar os cães alguns dias antes de uma jornada de caça, pois desta forma aumenta-se o seu instinto. - Só se pretendermos que ele nos coma todas as peças de caça abatidas, ou que tenha uma hipoglicémia grave, ou fique doente e isso estrague toda a temporada de caça.
Não se deve vacinar um cão de caça, pois tira-se-lhe o faro. - Realmente deve haver pessoas que as vezes não têm nada para dizer e afirmam estas coisas... tira-lhe o faro e tudo o resto na medida em que adoece e morre.
Um cão cruzado é melhor que um cão de raça pura. - Tudo tem coisas boas e más e esta questão é mais uma dessas coisas questionáveis.
Cão adulto já não aprende. - O cão é um animal social como as pessoas e portanto aprende em qualquer altura como as pessoas... sim os idosos também aprendem muitas coisas.
Cão adulto não aceita novo dono. - Acho que nem existiriam abrigos de animais abandonados nem cães adoptados se assim fosse.