segunda-feira, 6 de abril de 2009

Continuação ... Guardar o recipiente de comida!

Traduzido de www.dogstardaily.com, escrito por Ian Dunbar.
Muitos treinadores tradicionais aconselhavam a que não nos aproximassemos do cão quando ele estava a comer. E embora seja um bom conselho deixar um cão de confiança comer sossegado, isso não é o mesmo que deixar um cachorro sem treino comer sozinho. Se o cachorro cresce a comer sem ninguém se aproximar, poderá não querer nenhum distúrbio quando for adulto. Eventualmente alguém precisará de incomodar o cão enquanto come e ai poderá vir ao de cima a sua surpresa e incompreensão através de um rosnar, uma dentada, etc.
Poderemos dizer às pessoas que não incomodem os seus cães enquantos estão a comer, mas primeiro certifiquem-se que enquanto cachorros eles sempre foram de confiança quando nos aproximavamos da comida ou mexiamos no recipiente. Ensine o seu cachorro não só a tolerar as pessoas à volta do recipiente, mas que se sinta agradado por ter pessoas perto dele enquanto come.
Segure o recipiente de comida do cão enquanto ele come a ração. Ofereça recompensas saborosas e mexa no cachorro, e ele aprenderá que as refeições são mais agradáveis quando existem pessoas por perto e dão festas e recompensas. Deixe o seu cachorro comer a ração do recipiente, ofereça a recompensa e retire temporariamente o recipiente enquanto o cachorro come a recompensa. Depois tente retirar o recipiente antes de dar a recompensa (dê a recompensa de seguida). Assim que ele perceber que poderá surgir uma recompensa sempre que tiramos a comida ele não se importará nada que lhe seja retirado o recipiente.
Quando o seu cachorro estiver a comer ração coloque a mão dentro do recipiente com uma recompensa saborosa e dê-lha. De seguida dê-lhe tempo para recomeçar a comer a ração seca e repita o procedimento. Faça-o várias vezes. O sue cachorro depressa se habituará e gostará do surgir repentino de mãos no recipiente de comida.
Sente-se ao pé do seu cachorro enquanto ele come, e convide os seus familiares e amigos a passarem perto do recipiente de comida enquanto ele come. Cada vez que alguém se aproximar coloque uma colher de comida de lata dentro do recipiente de comida. O seu cachorro associará entre a aproximação de pessoas e a comida de lata saborosa. Poderá também pedir à familia e amigos para atirar recompensas para dentro do recipiente de comida do cachorro. Ele ficará a adorar pessoas perto do seu recipiente de comida.
Poderá também colocar a ração seca do seu cachorro em cima da bancada e o recipiente no chão com apenas um pedaço de ração. Primeiro ele cheirará o reci+piente como que sem acreditar no que está a ver e depois comerá o pedaço de ração e procurará por todo o recipiente pelos pedaços que faltam e por último olhará para si. Afaste-se do recipiente e faça qualquer coisa ignorando o cachorro. Espere até que ele comece a pedir mais comida, vá até ao recipiente, levante-o do chão e coloque mais um pedaço de ração, espere que ele se sente ao seu pedido e coloque o recipiente novamente no chão.
O seu cachorro ficará mais calmo e com melhores maneiras. Divida a porção de ração da refeição em várias pequenas partes e assim ele aprenderá a gostar que se aproxime do recipiente.