quinta-feira, 12 de abril de 2012

A Socialização de cachorros em Portugal

A Socialização de cachorros é a coisa mais importante a ter em conta quando se adota um cão. Não existe outro assunto com tanta importância na vida do cachorro como este. O comportamento adulto do seu cão em tudo depende da forma como for socializado. O que é a socialização? A socialização é a habituação de um cachorro aos estimulos do ambiente que o rodeia de forma a encará-los com naturalizade, para que demonstre um comportamento adequado perante esses estimulos. Qual é o periodo mais adequado para socializar um cachorro? Em todas as áreas existem pessoas que são a referência no estabelecimento de orientações técnicas, neste assunto são os especialistas em Comportamento Animal, os Veterinários especialistas em Comportamento, por exemplo. Por isso uma das referências é a American Veterinary Society of Animal Behavior (AVSAB) que tem vários documentos de posicionamento e um deles é acerca da socialização de cachorros que deixo aqui para quem queira ler.
Podemos ler neste documento o defendido por mim sempre neste blogue. O periodo mais favorável à socialização de um cachorro é até aos 3 meses de idade, é o periodo em que o cachorro está mais aberto e curioso e mais disponível a receber estimulos do exterior. Por isso até aos 3 meses o cão deve conhecer o maior número de sons, animais, pessoas, objectos estranhos, etc. que o dono conseguir, quanto mais melhor.
Mas em Portugal isto é um problema, é que está contra-indicado pelos Veterinários portugueses, pelo menos por uma grande maioria deles. Os Veterinários em Portugal defendem a saída de casa a partir dos 4 meses que é a altura em que o cachorro tem o esquema vacinal completo. Mas então como é possivel os Veterinários Especialistas orientarem num sentido e os Veterinários "generalistas" dizerem o contrário? Esta é a pergunta principal. Os Veterinários portugueses, devido a falta de opções, fizeram uma opção. Cabe ao veterinário salvaguadar a saúde do cão e por isso não pode defender a deambulação na rua sem completar as vacinas, mas têm um problema, o cão ao sair de casa aos 4 meses não vai ser tão sociável como poderia ser. Então, tal como diz no documento de posicionamento, a solução reside na existência de escolas para cachorros, que têm como intuito a socialização do cachorro num ambiente controlado e livre de doenças. Sitio onde o cachorro deve andar entre os 2 meses (altura em que vai para casa do dono) e os 3 meses.
Então e onde existem estas Escolas/Aulas para cachorros? Em Portugal quase que não existem. Existem alguns treinadores que já as desenvolvem. Porque é que não existem então por todo o lado se fazem falta? Porque os Veterinários não falam dessa necessidade, dizem apenas que a partir dos 4 meses vai a tempo de se socializar, o que é falso. Os próprios Veterinários e instituições ligadas à Medicina Veterinária é que deveriam alertar para o fato de não existirem soluções no nosso país para a socialização correta dos cachorros e esse fato leva a cães com problemas comportamentais que constituem o grosso do número de animais que se encontram a encher os canis de associações e municípios devido ao seu abandono. A maioria dos animais abandonados e por consequência eutanasiado são-no devido ao seu comportamento desadequado e o principal motivo que está na sua origem é uma socialização incorreta.
Se queremos soluções para estas problemáticas temos todos de contribuir de forma coordenada e unida, já que escolhemos cada um à sua maneira estar envolvido neste mundo dos animais de estimação.

Vivam os vossos cães!

2 comentários:

Isabel disse...

Olá,

Sou dona recente de um beagle, Gaspar, em Carnaxide/Oeiras. Entretanto teve conhecimento de algum parque para cães? ou de um local que seja propicio à socialização?
Agradecida pela ajuda
Isabel

Patrick Rocha disse...

Excelente artigo, muito explicito e bem fundamentado. Parabéns pelo artigo ;)

Patrick Rocha
Treino e modificação comportamental de cães
https://www.facebook.com/patrickrochadogtrainer