quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Os donos e os seus cães...

Depois de uma ausência longa de posts, depois de vários acontecimentos marcantes na minha vida, finalmente resolvi colocar um post.

Os donos de cães são um "pouco" como os pais das crianças... a professora chama o pai à escola para explicar que o menino andou a apedrejar os colegas, os funcionários e os vidros da escola... e o pai escandalizado diz... "O meu filho?! Tem a certeza que era ele? Mas isso deve ter sido porque alguém o incentivou a fazer isso... ele não é dessas coisas, porta-se sempre tão bem! Aliás se existe aqui culpa de alguém é da escola porque não deveriam andar pedras à solta... depois os miúdos não têm noção...!"
Vamos por partes, porquê achar que a professora exagera? Porquê achar que o filho é apenas uma vitima das ideias dos outros miúdos da idade dele? Porquê achar que o mundo deve ser isento de "pedras, tipo bolha protectora?

Os donos de cães muitas vezes também vestem esta pele de responsáveis, como quem pensa, se ele tem problemas então se calhar a culpa é minha... mas fiz tudo certo, devo estar a exagerar, ele é normal... isto é só uma fase.
É curioso como um treinador se vê em situações difíceis com os donos de cães, tentamos fazer uma boa colheita de dados inicial para ter a certeza que o treino é adequado ao problema comportamental que temos pela frente, mas os donos invés de serem nossos aliados, por vezes são mais um obstáculo, não contam os factos, contam sua interpretação dos factos, que é algo completamente diferente.

Treinador (T): "Então o que tem o Bobi?"
Dono (D): "É muito mau para os outros cães!"
T: "Mas o que é que aconteceu?"
D: "O que aconteceu é que já não sei o que fazer, já tenho medo de sair de casa!"
T: "Mas ele mordeu noutro cão? Oque é que faz?"
D: "Quando vê outro cão transforma-se num animal furioso!"
T: "Furioso?"
D: "Sim começa a rosnar a ladrar a puxar à trela como se quisesse ir comer o outro cão!"
T: "Já mordeu em algum cão?"
D: "Não nunca mordeu, mas também não costumo deixá-lo chegar-se a outros cães... tenho medo percebe?! De certeza que vai correr mal!"
T: "Mas ele nunca teve com outros cães?"
D: "Já, com dois ou três cães de pessoas que conheço e correu tudo bem, até brincou!"
T: "Não mostrou nenhuma agressividade?"
D: "Não, quer dizer também parecia estar zangado na trela, mas assim que o soltei ficou tudo bem"


Neste caso o cão sofria apenas de reactividade à trela, fruto talvez de muitos passeios sem o dono o deixar ir conhecer os outros cães... e muito poucos momentos de diversão com outros cães à solta.
Na verdade o cão era um cão sem grandes problemas de comportamento, apenas tinha um problema que aumentava muito a ansiedade do dono e isso transformou-o num grande problema aos olhos do dono. Durante grande parte da conversa inicial não conseguíamos sair da interpretações...

Bons treinos!

2 comentários:

isAnimal2go disse...

Aproveito este espaço para vos fazer um Apelo!

Temos que agir em nome dos animais. As pessoas que abandonam e mal tratam os animais tem que ser civil e criminalmente punidas.

São histórias destas que se repetem por todo o Pais e não fosse a muita gente por este Pais fora que se dedica com toda a alma, o sofrimento de muitos animais ainda seria pior.

Animais abandonados, maus tratos e não existem leis capazes para acabar com este tipo de situações. Os nossos políticos tem sido incompetentes a todos os níveis e temos que ser nós a dizer BASTA BASTA BASTA!!!

Pagamos impostos suficientes para que as Câmaras tenham instalações condignas para os animais e pratiquem uma política de adoptação em vez do extermínio. Isto não resolve o problema.

Para que isto não aconteça, e os criminosos fiquem impunes, apelo a que assinem e divulguem as 4 petições que estão on-line.

1. Petição Pela abolição das touradas e de todos os espectáculos com touros‏ http://peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=010BASTA

2. Petição Alteração do estatuto jurídico dos animais no Código Civil http://peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2010N2409

3. Petição Abolição das touradas na programação da RTP http://peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2010N2877

4. Petição contra a utilização de animais em experimentação científica em Portugal‏‏‏‏‏ http://www.petitiononline.com/pob2010/petition.html

Isto é uma vergonha para Portugal.

Por favor assinem e divulguem e nos ajude a acabar com esta barbaridade.

Podemos fazer história e um passo em frente em termos civilizacionais em Portugal. Temos que acabar com estes actos vergonhosos de tortura a animais indefesos. Todos juntos vamos vencer a ter um Portugal com gente mais humana e sensível.

Obrigada

Isabel Oliveira

Emmanuelle Moraes disse...

Adorei!
Realmente os donos/tutores são ou nossa maior ferramenta de sucesso ou o maior entrave para alcançarmos o sucesso almejado no treinamento.
Vou publicar no meu blog!
Amor e Luz!