"Como treinadora de cães, converso com donos diariamente. Mas com a recente aquisição canina cá de casa tenho frequentado mais os parques de cães, pet shops e outros locais. E toda a gente tem histórias, conselhos e opiniões acerca do treino de cães.
A mais recente história fantástica é a de um senhor que falei acerca de lobos. Parece que tinha um amigo que vivia no Oregon, que tinha um lobo puro (não era cruzado com cães). O amigo todos os dias tinha de se colocar de gatas e morder a orelha do lobo, apenas para lhe lembrar quem é que mandava. Wow!! Parece uma coisa cansativa, já para não falar completamente ridicula! Eu, como alguém que viveu com um lobo e dois "cãeslobos" durante 10 anos, poderei dizer que seria a última coisa que faria. Os meus rapazes sabiam quem é que mandava, e esse estatuto não foi de todo atingido fisicamente... "dominando".
A teoria da dominância subsiste nos parques de cães. Vejo pessoas a a subjugarem os seus cães quando estão a ser muito festivos com outros cães rolando-os de barriga para cima, e o que eu posso dizer é que estiveram a ver os programas televisivos errados. Alguns parecem acreditar que quanto maior for o cão mais forte tem de ser a correcção. Mais uma vez, como mãe de um pastor alemão x rott x malamute de 55 Kgs (que recentemente morreu), posso dizer que não é assim, a liderança é psicológica, não é fisica. Temos de admitir que se fosse uma questão de conseguir a liderança através da força fisica muitas pessoas estariam em muito maus lençóis. Felizmente existem melhores maneiras, que por acaso também são mais eficazes, como por exemplo estabelecer uma ligação, criar uma relação de confiança, treino, controlo dos recursos, usar uma comunicação clara e usar a linguagem corporal com esse objectivo.
Eu imagino o tipo de educação que os donos de cães recebem em parques de cães e petshops. Tive clientes a quem foram vendidas coleiras de choque por empregados de loja bem intensionados, quando isso é a última coisa que o seu cão precisa. Ouvi pessoalmente a "pack theory" e do alpha serem argumentados por pessoas que acreditam piamente neles e querem educar os restantes donos de cães acerca do assunto.
Como dono de cão deve estar informado, mas filtre essa informação, seja ela da televisão, outros donos de cães ou até mesmo de livros. Mantenha-se atento à informação e técnicas mais recentes. Independentemente de onde vem essa informação, se existe alguma coisa nela que o deixa incomodado e não quer fazê-lo com o seu cão, não o faça. Você é o guardião do seu cão, aquele a que ele recorre para protecção. Por isso da próxima vez que lhe sugerirem rolar o seu cão de barriga para cima, ou outra coisa que não lhe pareça bem, prenda-o, dando-lhe uma boa recompensa e siga o seu caminho..."
1 comentário:
Bom artigo zé!
Enviar um comentário