sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Aumentar a duração do comportamento

Muitos comportamentos quando treinados necessitam de ter uma certa duração, e inicialmente isto não existe, então como é que conseguimos adicionar duração ao comportamento por reforço positivo?
Se estiver a treinar o "senta", inicialmente clicarei exactamente antes do cão tocar com o rabo no chão. O click termina o comportamento, então se ele volta a levantar-se tudo bem, não desespere. No inicio apenas o que queremos que perceba é o que quer dizer "senta".
Assim que esse comportamento é executado de forma segura, e feito sem você pedir nada, antes de fazermos perceber ao cão que só vale quando damos a ordem, é o momento ideal para conseguir a duração do comportamento.
Primeiro atrasa-se um segundo o click, até conseguir cinco segundos. Depois passamos para dez, quinze.
Nessa altura, retiro o clicker, ou seja substituo por outra coisa, como dar a ordem para o cão ir passear. Também é aconselhável variar os reforços, deixar a comida e ir substituindo por palavras de reforço ou festas, pelo menos em situações que o comportamento já está num nível sólido e bem compreendido. Nesta altura não chegamos ao fim, precisamos de generalizar e adicionar as distracções, ou seja, fazer estes exercicios em vários locais, com todo o tipo de distracções como cães, crianças, bicicletas, skates, etc. (sempre que achar necessário um reforço mais sólido para motivar o cão volte à comida) Depois o que não é necessário é o clicker uma vez que o cão já sabe qual é o comportamento que está a ser reforçado, não é preciso tanta precisão na marcação do comportamento.

Bom treino!

Sem comentários: