quinta-feira, 11 de março de 2010

"O mundo dos Gorns" por Jean Donaldson (2ª Parte)

Texto de Jean Donaldson:

"Finalmente, é levado para uma escola de treino. Uma grande parte do treino consiste em cortar a sua respiração brevemente com uma corrente de metal à volta do seu pescoço. Os Gorns têm a certeza que você entende todos os guinchos e comunicações telepáticas que eles fazem porque de vez em quando você acerta. Você está a adivinhar e odeia o treino. Sente-se stressado a maior parte do tempo. Um dia, você vê um Gorn a aproximar-se com uma coleira de treino na mão. Passa-se, simplesmente não lhe apetece ter o pescoço feito num oito. Diz-lhes na sua lingua que por favor o deixem em paz e se vão embora. Os Gorns ficam escandalizados... em choque pela sua agressividade sem motivo e completamente sem provocação. Eles pensavam que vocÊ tinha um bom temperamento.

Eles colocam-no num dos seus veiculos e levam-o a dar uma volta. Você vê a vista atractiva pela janela, e pensa para onde irá. O veiculo pára e você é levado para um edificio cheio do cheiro de suor e fezes de humanos. Os humanos estão por todo o lado em pequenas jaulas. Alguns estão nervosos, alguns estão deprimidos, a maria vê quem passa em frente à sua jaula. O seu Gorn, com quem viveu a sua vida inteira, passa-o a Gorns estranhos que o arrastam para a sua jaula pequena. Você está aterrorizado e grita pelo seu Gorn para que ele venha buscá-lo. Ele vira as costas e sai do edificio. Você é agarrado e é-lhe dada uma injecção letal. É afinal de contas a forma humana de o fazer.

... Fora do mundo dos Gorn.

Este pesadelo em forma de mundo é de facto o dia-a-dia de muitos cães durante toda a sua vida. Praticamente todos os comportamentos naturais dos cães como: roer; ladrar; morder em brincadeiras; perseguir objectos em movimento; comer tudo o que está ao seu alcance; saltar para chegar às caras; gurdar os recursos valiosos; contactar com cães estranhos; urinar em superficies purosas como carpetes; defender-se de perigos; etc, são considerados pelos humanos como problemas comportamentais. Regras que são tão obvias para nós não fazem qualquer sentido para os cães. Eles não são humanos disfarçados de cães.

Se alguém tentar punir comportamentos que você sabe que são necessários ao seu bem-estar pararia de os fazer de todo ou tentaria arranjar uma forma de os poder desenvolver de forma segura? O que sentiria acerca de quem o punia? Que tipo de credibilidade teria essa pessoa?"

Muito mais haveria a dizer acerca deste livro da Jean Donaldson, e acerca da forma como ele nos desperta para coisas perfeitamente obvias e ao mesmo tempo que nos deixam pouco confortáveis, por demonstrarem a nossa falta de capacidade em desenvolver uma liderança justa e compreensiva... mas o melhor mesmo é comprar o livro.


Bons treinos!!

Sem comentários: