terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Nada a provar... objectivar o sucesso!

Algo que muitas vezes me acontece durante uma "consulta" de treino, ou até mesmo antes, é o dono a oferecer-se para demonstrar o comportamento que levou a que me tenha telefonado. Querem criar a situação que inicia o comportamento problemático. Querem levar o cão a passear e passar por outros cães para que ele fique reactivo aos outros cães. Querem ir buscar a tigela da comida ou um osso de roer e dá-la ao cão para que eu veja como ele reage quando a tentamos tirar.
Eu não preciso de o ver! Eu já o vi antes! O que eu gostaria de ver era o cão deles nunca ter esse comportamento. O nosso objectivo conjunto (eu e os donos) tem de ser o de nunca mais ver esse comportamento. Esse é o caminho mental queremos seguir. Uma encenação de um comportamento problemático pode levar semanas a contra-condicionar, dependendo da severidade do problema e da sensibilidade do cão. Temos de nos focar na solução, nos passos necessários para a atingir.
Isto é algo que distingue também os treinadores, a maioria dos treinadores que baseiam o treino na recompensa não querem sequer ver o comportamento em questão, sabendo do que se trata e das repercussões que traz encená-lo. Estamos interessados na "reabilitação", estamos atentos aos pequenos sinais de se estar a aproximar o ponto de ruptura e mantemo-nos nesse limite, recompensando comportamentos alternativos e aceitáveis, criando outro estado de espírito relativamente a essa situação que antes era negativa para ele, não queremos de forma nenhuma passar esse ponto! Faço isto não como demonstração de conhecimento, ou para provar seja o que for, mas pelos donos e principalmente pelo cão.

Bons treinos!

2 comentários:

Otavio Luis disse...

É exatamente assim que eu penso.
Estou me iniciando no mundo do adestramento e optei pelo método positivo, infelizmente praticamente não encontro material para estudo aqui no Brasil, você teria alguma referência (em português) que pudesse me anviar ?
meu email é: otavioluis@gmail.com
Um forte abraço e parabéns pelo excelente trabalho.

Unknown disse...

Olá,

Em português é dificil, só em www.itsallaboudogsforum.net.
Agora em Inglês tem muitos e muitos sitios e livros que pode ler.