quarta-feira, 12 de maio de 2010

Na primeira semana em casa (8-9 semanas de idade)

Comece o treino de boas maneiras do seu cachorro no momento em que ele chega a casa. É importante e surpreendentemente fácil treinar o seu cachorro sem que ele faça um único erro, seja roendo algo ou fazendo as necessidades no sitio errado. Cada erro que aconteça torna o treino consideravelmente mais dificil. Os cachorros rapidamente estabelecem hábitos e puni-los inadvertidamente ensina-os a cometer esses erros quando os donos não estão em casa. Lembre-se que bons hábitos são apenas tão dificeis de corromper como os maus hábitos, por isso comece desde logo.
O confinamento é o segredo para um treino de boas maneiras sem erros, usar transportadoras ou crates, ou para longos periodos pen, para ter a certeza que o seu cachorro sem supervisão não vai errar. O grande objectivo do confinamento de um cachorro logo no inicio é o de no futuro ele ter o máximo de liberdade possivel quando for adulto. Alternativamente, se deixar o seu novo cachorro andar livremente no incio e construir maus hábitos irá ter de o confinar quando for adulto. Claro que se tem de ensinar o seu cachorro a gostar de estar na crate ou na pen.
Com o uso adequado de uma crate é muito simples prever quando é que o seu cachorro precisará de fazer as necessidades. Isto significa que pode levar o seu cachorro até ao sitio que quer que ele faça as necessidades e saber que ele vai fazer nesse momento e assim poderá recompensar e brincar de seguida sabendo que não vão haver acidentes. E está em completo controlo dos objectos aos quais tem acesso nas suas áreas de confinamento, para que aprenda a roer apenas os itens apropriados. Brinquedos de roer recheados de comida irão ensinar-lhe o que é apropriado para roer e fazem isso de forma calma e alegre.
Um confinamento precoce e regular ajudará o seu cachorro a gostar de passar tempo em casa sozinho.

Você precisa de se certificar que um programa de boas maneiras está instiruido desde o primeiro dia que o seu cachorro chega a casa. Durante a primeira semana os cachorros normalmente aprende bons ou maus hábitos que criam um precedente para as semanas, meses ou por vezes anos seguintes. Nunca se esqueça, bons hábitos são tão difíceis de corromper quanto os maus hábitos.
No primeiro dia que o cachorro chega a casa
O seu canideo recém chegado está ansioso por aprender as boas maneiras da casa. Quer agradar, mas tem de aprender como. Antes que o seu cachorro possa ser de confiança por toda a casa alguém tem de lhe ensinar as regras da casa. Não existe nenhuma vantagem em manter as regras em segredo. Alguém tem de as dizer ao cachorro. E esse alguém é você, o dono. De outra forma o seu cachorro deixará a sua imaginação fluir e o seu desejo por ocupar o tempo poderá levá-lo a actividades fora do seu agrado. Sem umas regras de base firmes em boas maneiras o seu cahorro andará a improvisar na sua procura de sitios para as necessidades e objectos para roer. O cachorro irá eliminar em tapetes, as cortinas darão um bom brinquedo de puxar, etc, etc. Cada erro é um potencial desastre, uma vez que é o preditor de muitos que virão. Se ao seu cachorro lhe é permitido cometer erros, maus hábitos irão instalar-se rapidamente tornando necessário mudar esses maus hábitos, com as dificuldades que isso acarreta, antes de estabelecer bons hábitos.
Esteja certo que entende perfeitamente os principios dos confinamentos de curtos e longos periodos antes de trazer o seu cachorro para casa. Com um esquema de confinamentos curtos e longos, o treino de boas maneiras é fácil, eficiente e sem erros. Durante as primeiras semanas em casa, o confinamento regular (com brinquedos de roer cheios de comida) ensina ao cachorro a disciplinar-se a si próprio a roer coisas certas, a estar sossegado e calado.
Erros
Se deixar o seu cachorro sem supervisão dentro de casa certamente que terá objectos inapropriados roidos e necessidades pela casa. Qualquer necessidade em casa ou objecto roido que permite ao seu cachorro que faça é uma obsoluta tolice e uma absoluta catástrofe, uma tolice porque está a criar problemas a si próprio no futuro dificultando as coisas e uma catástrofe porque milhares de cães são eutanaziados todos os anos simplesmente porque os seus donos não os souberam treinar de forma a terem boas maneiras em casa.

Muitos donos começam a notar o potencial de destruição dos seus cachorros por volta dos seus 4-5 meses de idade, altura em que cracteristicamente os colocam no quintal. A destruição é o produto final do tédio canino, falta de supervisão dos donos e a procura pelo entretenimento. Um cachorro saudável é inquisitivo, especialmente se está sozinho por longos periodos, irá escavar, ladrar, etc. Assim que os vizinhos reclamam acerca do comportamento do cachorro é confinado noutro sitio pior. Ainda assim é uma medida temporária até que ele seja entregue na associação de cães abandonados mais próxima.
O acima referido sumariza o destino de muitos cães. Sem dúvida que problemas simples e previsiveis são a principal causa de morte dos cães. Isto é especialmente triste porque se tratam de problemas que poderiam ser prevenidos fácilmente. Treino de boas maneiras não é engenharia aeroespacial, mas precisa de saber o que está a fazer. E precisa de o saber antes de levar o cachorro para casa.


Lembre-se que os seus erros podem levar à morte do seu cão!!!

Bons treinos!

Adaptado de "Before you get your puppy" de Ian Dunbar

Sem comentários: