quarta-feira, 15 de julho de 2009

Agressividade à trela!

A frustração à trela ou a agressividade à trela é uma reacção frequente e muito desagradável para pessoas e outros cães. Esta reacção advém da frustração de não poder investigar livremente o outro cão ou pessoa. Não quer necessariamente dizer que quer lutar ou morder, mas ele realmente associa essa frustração às pessoas e cães, então o comportamento agressivo fica direccionado para eles. Com a frustração intensa desencadeia-se a falta de auto controlo que poderá levar a uma mordida, mesmo que o cão não seja normalmente agressivo.
Isto pode ser uma indicação de que o cão não sabe exactamente como se deve comportar. A confusão leva à frustração e manifesta-se na atitude agressiva: lançando-se sobre o outro cão ou pessoa; ladrando; rosnando e mordendo. A chave para parar a resposta agressiva é ensinar ao cão o que quer que ele faça quando aparece outro cão ou se aproxima uma pessoa. Associa-se positivamente a presença de outros cães e pessoas com algo, estando sentado num local seguro (longe o suficiente para não haver reacção) com cães que sejam bem comportados a passar por ele. Cada vez que existe um cão à vista dê-lhe recompensas, no inicio continuamente e livremente, depois apenas quando apresenta comportamento calmo durante periodos de tempo cada vez mais espaçados. O passo seguinte, se for possivel, é colocar cães bem comportados parados e aproximar-se com o seu cão até a uma distância segura (assim que notar uma reacção não se aproxime mais), dando sempre recompensas, a cada dois ou três passos. Se ele olhar para um dos cães, tudo bem, marque esse comportamento e recompense o olhar sem reacção agressiva, mesmo a uma distância segura. Periodicamente pare e peça um senta durante uns momentos.
De seguida arranje um cão bem comportado que ande em paralelo consigo e o seu. Dê recompensas frequentes para boa posição de "junto" (ao seu lado e atento a si). A distância é a necessária para que se mantenha calmo. Vá a cada passo aproximando-se do outro cão. Este processo poderá levar semanas, por isso não tenha pressas., estamos a promover um treino que leve ao sucesso.
Claro, se não conseguir arranjar cães bem comportados, terá de o fazer em locais seguros onde sabe que verá cães mas que consegue controlar a distância dos mesmos. Nos passeios pare e peça sentas com frequencia mesmo quando não existem cães presentes, para que seja mais fácil que se sente na situação acima referida. Evite reacções puxando a trela, ou mudando bruscamente de direcção quando vê uma pessoa ou cão, mantenha-se no seu caminho. Mantenha-se calmo, a sua ansiedade pode provocar reacções por parte do cão.
Lembre-se o sucesso é medido por bons comportamentos e calma, não é medido pela distância que consegue chegar do outro cão ou pessoa ... quando está a treinar, ainda não se formaram novos comportamentos, por isso faça um treino que leve ao sucesso.

Depois de feito o treino logo mede a distância que consegue chegar de outro cão ou pessoa.

Bons treinos!

2 comentários: