sexta-feira, 13 de março de 2009

11 anos depois...



No passado dia 8 de Março a associação "Cantinho dos Animais" de Beja comemorou o seu 11º aniversário. Foi com muito agrado que se realizou um almoço para marcar esta data. Neste dia constatei que muita coisa mudou nestes 11 anos. A associação iniciou-se com duas pessoas que decidiram que não podiam continuar de braços cruzados a ver os cães abandonados na rua. Neste momento fico muito contente por ver que estão reunidas as pessoas e as condições para colocar esta instituição como referência para o funcionamento de associações de acolhimento de animais abandonados. Estamos a planear a construção de um canil próprio que transmita o nosso conceito de bem-estar animal. Noto nos voluntários e dirigentes uma renovada esperança em fazer mais e melhor, de forma organizada e com objectivos definidos. Tornava-se cada vez mais necessário não só caminhar pela causa que defendemos, mas saber que caminho queremos tomar para chegar ao destino. Depois de ser voluntário desta associação durante 6 anos considero que nunca houve melhores condições para o fazer e tantas pessoas com capacidade, e principalmente vontade, de o fazer.
Defender quem não tem voz num pais onde, através de tradições como a tourada, é ensinado que maltratar um animal é normal e faz parte da "beleza" humana, não é uma tarefa fácil. No entanto temos consciência que o número de pessoas que se sentem imcomodadas com esta crueldade generalizada aumenta de dia para dia, de mês para mês, de ano para ano. Muitos ainda têm receio de fugir ao socialmente aceite e dizer "eu gosto de animais e acho desumano o que algumas pessoas fazem", mas cada vez mais rompem o silêncio e demonstram as suas verdadeiras convicções.
Este foi um dia de todas estas pessoas e de todos os que contribuem e apoiam esta causa, de todos os que tratam os seus animais sem o preconceito de que "eles são só animais". Porque até poderão não ser os animais que têm condições legais para ter direitos, mas nós como seres humanos, que somos, temos o dever de os tratar de forma a transparecer a nossa humanidade.
Maltratar alguém mais fraco é um acto que revela um problema em quem o pratica, enquanto que proteger alguém mais fraco é um acto que revela humanidade em quem o pratica.
Obrigado a todos os que vêm nos animais o que outros não conseguem ver!!
Para os que desconfiam da sensibilidade dos animais...

2 comentários:

Claudia Estanislau disse...

Parabéns à Associação Cantinho dos Animais de Beja vocês são realmente fantásticos, continuem e não desistam porque tudo começa no nosso quintal, o mundo vem depois :D Beijos a todos da Cláudia

Anónimo disse...

Merial e WSPA Brasil juntas contra a cinomose


Com o objetivo de combater a incidência da cinomose, doença altamente contagiosa que pode afetar cachorros de todas as raças e idades, a Merial realizará nos meses de abril e maio a campanha “Cinomose Aqui Não”. Neste período, 5% do total das doses vendidas das vacinas Recombitek® serão doadas à ong WSPA - Sociedade Mundial de Proteção Animal.

A campanha, a ser realizada em todo o Brasil, visa chamar a atenção de donos de cachorro sobre a necessidade da vacinação anual contra a cinomose, que ainda mata milhares de cachorros no País. Os veterinários são aliados importantes dessa campanha, ao esclarecerem os donos de cachorros sobre os riscos e a prevenção dessa grave doença, contribuindo para sua eliminação.

Ao término da campanha, a WSPA Brasil irá encaminhar a vacina doada pela Merial a ongs afiliadas, que ficarão responsáveis por aplicá-la em milhares de cães de diversas regiões do país. “Além de desenvolvermos soluções como a campanha Cinomose Aqui Não, e outras para prevenção e cura de doenças, também promovemos ações que estimulam e viabilizam seu controle, repartindo esse compromisso com ongs atuantes na proteção animal”, afirma Leonardo Brandão, gerente de produto e relacionamento da área de companhia da Merial.

Atualmente, estima-se que apenas 7 milhões de cachorros sejam vacinados todos os anos contra a cinomose, numa população estimada de 30 milhões de animais. A cinomose é uma doença grave e quase sempre fatal. Sua transmissão ocorre por meio do contato direto (secreções nasais e orais) entre os animais. Por isso, a melhor opção de combatê-la é a prevenção por meio de vacinação dos cachorros.

A cinomose é popularmente conhecida como a doença que cai os quartos. Ela pode causar diarréia e vômito, corrimento nasal e ocular, febre, falta de apetite, tiques nervosos, convulsões e paralisias. Saiba mais em www.cinomose.com.br.

• Mais informações www.cinomose.com.br ou www.wspabrasil.org, ou 0800 888 7387 .