sexta-feira, 4 de maio de 2012

Treino das necessidades dos cachorros

Este post retrata e minha versão de como deve ser o treino de necessidades dos cachorros. Não se vão ler aqui técnicas novas extraordinárias, nem tão pouco formas xpto de treinar um cachorro a fazer as necessidades no sítio certo. O que vai ler aqui é a minha junção ideal das várias técnicas e opiniões acerca do assunto. Este assunto é um dos primeiros problemas/desafios apresentado pelos donos de um cachorro, principalmente quando se trata de um que vive num apartamento.
Então para mim o treino das necessidades divide-se em três etapas:
1- Dar a conhecer ao cachorro o sítio certo;
2- Criar uma rotina de sucessos;
3- Castigar os erros.
Acrescento que embora fale em três etapas isso não quer dizer que vá demorar uma eternidade, simplesmente considero que é importante respeitar uma ordem de acontecimentos e ter em atenção certos pormenores em cada uma delas.
1- Na primeira etapa do treino existem alguns pormenores a ter em consideração. Em princípio o cachorro foi para sua casa às 8 semanas (2 meses), a altura ideal para ir para casa do novo dono, com esta idade a sua bexiga é minúscula, o que quer dizer que a sua capacidade para passar mais de 2 horas sem fazer necessidades fisiológicas é inexistente. Em segundo lugar não castigue o cão por fazer as necessidades em nenhum momento, mesmo que seja em cima do seu tapete de Arraiolos.
Nesta etapa a tarefa do dono é dar a conhecer ao cachorro o sitio apropriado para fazer as necessidades fisiológicas. Para isso é necessário que ele lá vá nas alturas em que é mais provável fazer as necessidades e que tenha uma consequência positiva de o fazer. Por isso em termos práticos a tarefa do dono é levar o cachorro ao sítio que quer que ele faça as necessidades a seguir a comer, a seguir a brincar e a seguir a dormir (nomeadamente assim que chega a casa...o seu cachorro muito provavelmente esteve a dormir e acordou com a sua chegada). Quando estiver no sítio escolhido e ele fizer as necessidades, assim que ele acabar dê-lhe uma recompensa de comida muito valiosa, como um pedaço de fiambre ou salsicha, que usará apenas para esse treino e em mais nenhuma situação que o queira recompensar. Esta primeira etapa tem apenas este intuito.
2- Na segunda etapa o objetivo é apenas rotinar o sucesso, uma vez ultrapassada a primeira etapa, o seu cachorro já sabe o sitio que deve procurar para fazer as necessidades, no entanto para um cachorro nem sempre uma rodela de salsicha ou um naco de fiambre são suficientes para abandonar o que estão a fazer e quando dão por ela é tarde demais. Por isso é muito importante manter as idas ao sítio certo nas alturas chave, sem hipótese de sair de lá, ou seja voltar para dentro de casa por exemplo, sem que faça primeiro ou tenham passado os 10 minutos. É muito importante manter o cachorro preso por uma trela à cintura, caso não tenha feito no sítio certo na altura que o levou lá, assim ele não tem oportunidade de fazer as necessidades longe de si, o que faz com que perca a noção de quando ele precisa ou não de ir. Aguarde meia hora com ele preso à trela e volte ao sítio das necessidades para uma nova tentativa, se ele fizer as necessidades pode ficar solto por casa durante cerca de uma hora sem problemas. Ainda se deve manter a ausência de castigos ou advertências verbais quando faz as necessidades em locais errados, até mesmo nas alturas em que percebe que ele se prepara para fazer qualquer coisa tenha cuidado a agarrá-lo para o transportar rapidamente para o sítio certo porque isso poderá inibir o à-vontade do cachorro em estar perto de si quando sente vontade de fazer as necessidades.
3- Nesta última fase, agora que tem a certeza que o seu cachorro sabe o que tem de fazer, e já tem condições físicas para o conseguir, porque nota que 8 em cada 10 vezes ele acerta no local apropriado para as necessidades, poderá castigar os erros. O castigo poderá ser simplesmente o ficar sozinho numa divisão da casa durante 5 minutos. Agora ele não só tem uma consequência positiva quando acerta como uma negativa quando erra o que levará a que tente acertar mais vezes.

Em todo este processo existem questões que não pode menosprezar e elas são: não castigue o seu cão antes do tempo porque isso fará com que ele não queira fazer necessidades perto de si, e num passeio à trela isso torna a tarefa impossível, levando a que existam muitos cães que não fazem as necessidades nos passeios; não vá passear o cachorro pelos sítios habituais sem que ele faça primeiro as necessidades no sítio certo, o passeio será a recompensa do comportamento correto; não deixe o seu cão à solta pela casa se ele não fez as necessidades quando o levou ao sítio certo, na volta mantenha-o preso para supervisionar o seu comportamento e prever quando ficará com vontade de o fazer; não demore mais do que 10 minutos nas idas ao sítio que escolheu, se ele não fizer as necessidades volte para casa e prenda-o na trela e por fim para recompensar um comportamento correto marque-o com a palavra "yes" e dê a recompensa e para castigar o comportamento errado marque-o com a palavra "não" e dê o castigo. Estas duas palavras são apenas para usar como marcadores, para ajudar o cão a perceber o que levou a que fosse recompensado ou castigado, nada mais, por isso não precisamos de entusiasmo excessivo no "yes" nem de gritos de ira no "não".
Vivam os vossos cães!

1 comentário:

Mirna disse...

muito obrigado pela informação, porque eu estou precisando de um Adestramento de Cachorro. Vou tentar essas técnicas e, em seguida, dizer-lhe.