sexta-feira, 21 de agosto de 2009

A nossa falta como donos...

Provavelmente a nossa maior falha como seres humanos é que tomamos como garantido o bom e reclamamos constantemente do mau. Isto é um facto no treino de cães. Ignoramos os cães quando eles estão sossegados, e reclamamos com eles quando andam de um lado para o outro e ladram. Ignoramos atitudes amistosas para depois ralhar quando rosnam ou são desagradáveis. Nós normalmente ignoramos os cães quando eles andam calmamente à trela, para depois ficarmos frustrados quando eles puxam.
No entanto, se observarmos os comportamentos dos nossos cães com imparcialidade, verificamos que a maioria dos cães se comporta muito bem durante a maior parte do tempo e apenas muito esporadicamente têm comportamentos inapropriados ou inaceitáveis. Deixamos o bom passar sem dar importância e focamo-nos e damos importância apenas ao mau.
Uma das maneiras mais fáceis de mudar a atitude de um cão, e os seus comportamentos, é recompensar o cão pelos bons comportamentos regularmente no dia a dia. Tenha como objectivo apanhar o cão no acto de fazer uma coisa boa ou certa e mostrar a nossa aprovação e agrado.
Tenha como objectivo dizer palavras de apreço ou de agrado cada vez que nota que o seu cão se está a entreter com as coisas certas, no lugar correcto. Faça festas ao seu cão quando ele anda correctamente à trela e cada vez que ele se senta quando pára em frente a alguém. E nunca deixe de mostrar o seu agrado cada vez que ele cumprimenta pacificamente estranhos. Nunca tome como garantida a boa atitude do seu cão a cumprimentar estranhos.
Seja positivo na vida, e com o seu cão também, e vai notar a diferença...
Bons treinos!

2 comentários:

Claudia Estanislau disse...

e com tão pouco se diz tanto!

Anónimo disse...

Adorei este post! vou recomendar aos meus leitores. Obrigada.
Inês
Casa do Pinhal