segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Susan Garrett acerca do treino "dos biscoitos"...

Este texto foi traduzido do Blog de Susan Garrett uma das minhas treinadoras de cães preferidas, esta senhora é simplesmente extraordinária e não pude deixar de traduzir este post para português de forma a poder ser lido por toda a gente que assim o entenda… passo posts interios a tentar passar esta mensagem e dias a tentar ser um treinador assim e ela simplesmente escreve-o e fá-lo.
“Sabe porque é que algumas pessoas treinariam um cão com o uso da força e intimidação se achassem que não era necessário? A resposta é, acho que ninguém o faria.
Os anormais do Clicker
Apesar da escolha de cada um pela metodologia de treino, estamos todos unidos pelo nosso amor pelos cães. Pense nisto, se você adora cães mas treina com o uso da força então deveria ter um compendio de razões para explicar porque é que acredita que a força é necessária de forma a calar aquela vozinha que sussurra no seu cérebro e pergunta …” e se aqueles anormais do clicker têm razão?” Imagine se existisse um mundo onde poderia treinar um cão a fazer tudo o que desejasse, a ser o melhor animal de estimação que alguma vez existiu, melhor que qualquer cão que alguma vez teve no passado, atingir todos os objectivos em termos de treino em metade do tempo do que seria de esperar, tudo sem nunca efectuar qualquer correcção física ou perder a calma durante o treino, não gostaria de o poder fazer? Alguns de nós vivemos nesse mundo. Um sitio onde os cães nem são culpabilizados ou corrigidos física ou verbalmente. Sim este mundo existe! Não interessa se você treina cães de competição ou cães de estimação, treinar desta forma é uma possibilidade para todos.
Não é o cão…
Se calhar já viu outros treinadores a tentarem treinar sem correcções e esses cães são muito mal treinados, não ouvem perante qualquer distracção. Apenas porque alguém tentou e falhou no “treino com biscoitos” não significa que o método é um falhanço, coloque a hipótese que a aplicação do método foi de facto o que falhou. Eu tenho para mim que a minha educação é limitada, o meu foco no treino de cães tem sido aquilo que me move, construi em primeiro lugar uma maravilhosa família canina e de seguida fantásticos cães de agility, obediência e flyball. No entanto não tenho todas as respostas para todos os problemas caninos. Mas sei que existem mais pessoas por ai a esforçarem-se por encontrar uma forma melhor em todas as áreas do treino canino. Também sei que a maioria da metodologia que utilizo pode ser transferida maravilhosamente para outras áreas do treino canino, se não todas as áreas de treino de cães, gatos, cavalos e até mesmo crianças.
O sumário que se segue traduz a minha visão sobre o treino de cães. (Nota: Reconheço que isto não tem em consideração cães com problemas comportamentais graves é antes para a massiva maioria de cães que vemos no nosso dia-a-dia.) Sabendo que os cães aprendem pelo reforço, o reforço é a chave para todo o treino. Quando as pessoas perdem o controlo sobre o que reforça o cão a única coisa que resta são os castigos. É um ou o outro. Vejo as coisas da seguinte forma, para o cão sem treino a necessidade de usar os castigos aumenta à medida que o acesso descontrolado aos reforços aumenta. Durante os últimos 20 anos tenho olhado para o treino de cães desta forma e sinto que existem duas coisas chave:
Chave número um:
Quanto melhor for a controlar os reforços menos precisará de usar as correcções no treino.
Para treinar com um elevado nível de sucesso o reforço é o requerimento chave. Os cães aprendem pelo reforço. Se tem permitido ao cão encontrar continuamente reforços em comportamentos indesejados, então terá de encontrar algo mais reforçante (o que nem sempre é possível) ou castigar. Não existem mais possibilidades. Mas aqui está aquilo que me entusiasma: Quanto mais criativo conseguir ser a desenvolver, redireccionar e controlar o reforço menos precisará do castigo. Eu escolho treinar sem correcções físicas ou verbais por isso tenho obrigatoriamente de ser brilhante a controlar e saber os reforços dos meus cães. É uma viagem continua e sem fim. Numa ponta do espectro do castigo existe a mais ligeira forma de castigo, que é a ausência de recompensa quando não gosta do que o seu cão está a fazer. Na outra ponta existe o abuso e mau trato. A dor severa com o objectivo de criar medo e extinguir o comportamento. Acho que podemos concordar que nenhum programa de treino promoveria este tipo de castigo por rotina. Falando no geral no treino tradicional serão administrados castigos algures no meio dos dois pontos, seria justo dizer que cada escola define até onde vai. Ao treinar desta forma pode ser pouco rigoroso na sua consciência daquilo que reforça o seu cão. Não é assim tão importante porque pode recuar e controlar o cão pelo castigo em vez de ensinar ao cão auto-controlo e a ignorar todos os reforços que não vêm de si. Agora vamos analisar o que quero dizer com acesso a grandes reforços. Numa ponta temos um cão que vive a vida como descrevo no meu livro “Ruff Love”. O cão trabalha para merecer todos os reforços e os reforços vêm do dono ou pelo dono. Claro que isto não é inteiramente possível, uma vez que o cão vai buscar reforços de todas as pessoas que lhe fazem festinhas, ou quando se deita no sofá confortavelmente ou bebe água fresca na taça. É por isso que para o meu propósito eu refiro o ter acesso a “grandes” reforços em particular aquilo que o seu cão considera “extraordinário”. Na outra ponta desta escala de “grandes reforços” está o cão que vive num mundo sem regras. Este é o cão que rouba comida, brinquedos, persegue outros cães, gatos, ladra sem parar para obter aquilo que quer, vasculha no lixo, rouba comida da bancada da cozinha e claro poderá ser visto a puxar o dono rua abaixo quando anda a passear à trela pela rua…
Então o que isto tudo significa é que se nalgum ponto achar que controlar todos os reforços dá muito trabalho precisará de usar correcções para ter um cão educado e treinado.
Quanto melhor for a controlar os reforços do seu cão menos necessitará de correcções para treinar o seu cão.
Sim é tão simples quanto isso, como diz Bob Bailey… “simples mas nem sempre fácil!”
Chave número 2:
A última chave para treinar desta forma é o uso dos reforços. Um treino eficiente e eficaz tem todos os reforços a serem usados como recompensas e não como engodos. O cão deverá ignorar todos os reforços até à altura de o merecer. Quando se treina desta forma todos os “grandes reforços” são inicialmente grandes distracções para o cão.
Um desafio
Compilei este vídeo para mostrar o que é possível. Tem três hipóteses. Pode escolher não ver, pode ver e pensar “sim mas isto é uma treinadora profissional” ou “sim mas isto é um Border Collie” ou “sim mas isto não vai resultar nas minhas aulas” ou pode ver o vídeo com uma mente aberta para as possibilidades aqui expostas.
Pense em possibilidades e não em limites”

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Os 4 Quadrantes do condicionamento Operante

Muitas e muitas vezes num fórum de discussão acerca de comportamento de cães, ao qual não sei porque teimo em ir, fui quase insultado por estar a querer fazer-me passar por bonzinho dizendo que o castigo que uso é negativo... ou então que se é negativo é mau e logo não posso chamar ao treino que faço, treino positivo. É aqui que a Cláudia diria... oh amigo vá lá ver o que é um cão e quem foi o senhor Skinner e depois já falamos...hehehe, estou a brincar...
Vou tentar aqui deixar uma explicação, que não sei se será útil, mas espero sinceramente que sim, que resolva definitivamente as confusões e esclareça afinal de onde surgem os termos.
Para começar quero deixar bem claro que o treino de cães é daquelas coisas que parece envolto numa mística, tal como o treino de qualquer animal, que vem desde a infância, não sei se dos circos e dos animais que infelizmente por lá fazem todo o tipo de espectáculos. Esta mística deixa espaço ao surgimento de toda uma gíria, um dialecto, que parece ser apenas do conhecimento de alguns, dos entendidos do assunto.
Quando estava a tentar aprender acerca de treino de cães isto foi algo que me irritou solenemente, e ainda irrita por acaso, ficava sempre a boiar sem perceber que raio é que certos termos queriam dizer. Acho que ninguém beneficia em nada por se criar uma mística em volta de termos técnicos do treino, eles devem ser divulgados e explicados a toda a gente que demonstre interesse em saber o que eles querem dizer.
Dito isto vamos aos quadrantes do Condicionamento Operante... a base da mudança de comportamentos de todos os animais.
Quando temos um cão existem comportamentos que queremos aumentar de frequência e comportamentos que queremos diminuir de frequência ou extinguir, então podemos dizer que um reforço é tudo aquilo que acontecendo em conjunto com uma outra acção tem tendência a aumentar a probabilidade dessa acção acorrer novamente e um castigo é tudo aquilo que acontecendo em conjunto com uma outra acção tem tendência a diminuir a probabilidade dessa acção se repetir novamente.
Os reforços aumentam a probabilidade dos comportamentos e os castigos diminuem a probabilidade dos comportamentos.
Para actuar sobre a probabilidade usando reforços e castigos podemos adicionar ou remover qualquer coisa, este é o significado do positivo (adicionar) e o negativo (remover).
Podemos usar:
1- Reforço Positivo: Aumentar a probabilidade de um comportamento adicionando qualquer coisa. (Ex: Dar um pedaço de comida cada vez que se senta, dar a bola cada vez que vem ter connosco depois de o chamarmos.)

2- Reforço Negativo: Aumentar a probabilidade de um comportamento removendo qualquer coisa. (Ex: Estrangular o cão até ele se sentar e afrouxar a estranguladora assim que ele se senta, chamar o cão e dar um choque na coleira de choques até ele virar na nossa direcção)
3- Castigo Positivo: Diminuir a probabilidade de um comportamento adicionando qualquer coisa. (Ex: Dar um esticão na trela cada vez que o cão puxa no passeio, dar uma jornalada ou palmada no cão cada vez que ele faz as necessidades no local errado)
4- Castigo Negativo: Diminuir a probabilidade de um comportamento removendo qualquer coisa. (Ex: Ignorar o cão por nos saltar para cima de forma a chamar a nossa atenção até que ele ponha as quatro patas no chão, deixar o cão sozinho durante um período de tempo se ele nos mordiscar as mãos com demasiada força quando é cachorro)

Para melhor percepção do que explico aqui fica mais uma ilustração:



No Treino Positivo apenas usamos a parte verde da ilustração, o Reforço Positivo e Castigo Negativo, por uma questão de ética e respeito e porque está mais que estudado que os outros dois quadrantes só trazem coisas más consigo.

Bons treinos!

Quem quer aprender acerca de treino positivo????

QUER??!! Então aqui fica mais um sitio para aprender "qualquer coisa"... a Claudia Estanislau está sempre a divulgar esta revista... e vale bem a pena sim!

http://issuu.com/rec.positivo

Oh Claudia e Emmanuelle ... e uma coisa assim escrita em português?!